uma nova estrela

primeira estrela que eu vejo, peço um desejo!...

Lilypie 1st Birthday Ticker

18.4.06

ainda os nomes

Continuamos com todas as dúvidas possíveis em relação aos nomes. Ontem, à conversa até bem tarde... A considerar os comentários que temos tido, e a reconsiderar as nossas opções.

Por nós dois, e em acordo, seria Mercedes. O nome agrada-nos mesmo, e é aquele que ambos imaginamos, associando à princesinha que vem a caminho. Acreditamos que os comentários das pessoas que nos são próximas se irão dissipar com o tempo, à medida que o nome se associar à bebé, à criança, à pessoa.

Mas porque haverão sempre outras crianças, novos conhecimentos, turmas, professores, trabalhos, e tudo mais ao longo da vida, este 'cartão de visita' parece-nos mesmo importante. Daí a vossa opinião ser tão importante - de todos - e não apenas de quem conhecemos! Desde já obrigado pela vossa participação tão activa!

Em dúvida, e com mais um a acrescentar à (minha, mais alargada que a da mãe) lista: Joana. E podemos também retirar alguns, porque já estou menos convencido deles.

Portanto, e por ordem absolutamente alietória, temos:

Mercedes, Marta, Francisca, Margarida, Joana, Rita.

21 Comments:

  • At 13:01, Blogger Susie said…

    Eu prometi que não dizia mais nada...mas NÃO RESISTO. É que eu ADORO o novo nome da lista...e consigo mesmo imaginar uma filha vossa com esse nome. JOANA parece talhado para uma mana da Madalena...é lindo e doce como eu imagino que vai ser a vossa filhota. Tem a vantagem de não ser também com M, porque isso de pôr dois nomes com M nas manas está a tornar-se mais do que visto...
    Não tem modas, lá está, é um nome intemporal que tanto se encontra numa pessoa de 80 anos como num bebé. E é mesmo lindo. Se a votação continua aberta, sem dúvida nenhuma que a minha escolha vais para JOANA!

    E lá tive que me meter mais uma vez...não tenho emenda.

     
  • At 15:33, Anonymous Anónimo said…

    Eu adoro o nome Francisca e quando soube que ia ter uma menina ficou logo escolhido: Maria Francisca;)

    Há muitas Franciscas?? Há! mas também há imensas Joanas, Ritas, Matildes...e por aí fora e o que realmente interessa é que os pais gostem!

    Da vossa lista o meu preferido é Francisca. Tirando esse escolheria Margarida que também acho bonito e muito feminino.

    Já agora permitam-me mais uma sugestão: Teresa.

    Boa sorte na escolha:))

    Catarina

     
  • At 15:45, Blogger Repolha said…

    Continuo a gostar da Margarida, mas triste por a Lua não ter sido incluída ("Mada", estou contigo miúda!!! Lua 4ever).
    Margarida e Madalena equilibram-se.
    A Madalena é sonhadora, a Margarida pragmática; a Madalena romântica; a Margarida apaixonada. Mas ambas são belas e doces :)

    A Madalena é "discreta e observadora" e "prefere ouvir a falar", além de ter uma grande "preocupação com a vida espiritual" e com os sentimentos. A Margarida é "organizadora" e sempre "bela como a flor a que dá nome". "Apaixonada, é fiel" mas não julga os que não são e é "uma lutadora".

    Beijinhos

     
  • At 02:54, Blogger Alice said…

    Olá
    Posso opinar?
    Cá vai...

    Vou começar por Mercedes, afinal é aquele que pelo que dizes, está mais no topo das vossas preferências.
    É um nome diferente, e por isso, como qualquer nome diferente, tem os prós e os contras. Penso que o problema de um nome diferente não é a aceitação dos familiares e amigos, mas sim, a forma como as pessoas com que a criança/jovem/adulto vai convivendo ao longo da vida. Na escola, por exemplo, já se sabe que sempre que haja alguém com um nome diferente,também há sempre alguém que goza, que inventa rimas, que manda bocas, etc.
    Eu não passei por isso, mas vivi de perto (a minha irmã) uma situação parecida, na escola, devido ao nome dela, sempre foi muito chateada, gozada, falada, sempre teve aquele "problema do nome" que foi desde inicio, ao fim da escolaridade. Na altura irritava-me, mais a mim que a ela, ela nunca dava muito a entender, habituou-se, e deixou de se chatear, pensava eu, até um dia que a encontrei a chorar por isso.
    Nessa altura pensei, nos meus futuros filhos, e em como nunca havia de lhes dar um nome que pudesse dar origem a esta tipo de coisas. Por muito que os pais gostem do nome, primeiro devem pensar se a criança vai gostar, e nestas consequencias. Porque um nome diferente, e que possa originar este tipo de situaçõas, pode - e sublinho- traumatizar.
    Por isso, é nisso que acho que devem pensar, relativamente a esse nome, Mercedes (cujo único 'problema' é ser o nome do carro... mas as crianças aproveitam tudo..)
    Para finalizar, em relação a esse nome, já agora opino, não gosto (e não é por ser nome de carro, simplesmente não me diz nada. Mas se gostasse, não punha a uma filha minha precisamente por poder originar situações identicas á que mencionei).
    Passando então à sugestão, desses restantes referidos gosto de todos, mas se tivesse de escolher para uma filha minha, entre Joana e Marta.

    Beijos, e boa escolha!

     
  • At 12:24, Blogger Mar said…

    Eu voto em Mercedes. Porque o nome tem que vos dizer alguma coisa é a vocês, pais. Piadas existirão sempre, se não pelo nome por outra coisa qualquer, o cabelo, os óculos, etc, etc. Além disso, acho que terá a grande vantagem de ser a única (é tão bom!).
    Dito isto, eu gosto mesmo é da sugestão da Madalena: Lua é um nome muito bonito! :)

     
  • At 14:19, Anonymous Anónimo said…

    Aleatoria ou não, Mercedes vem em 1º lugar!!!! ehehehe!!!
    Bom, se me permitem dizer gosto do novo nome:Joana!!! Sou suspeita porque tenho uma linda Joana em casa, eu sei, mas é um bom nome. Concordo com a tua cunhada quando diz que está a imaginar uma Joana mana de uma Madalena.
    Assim, também com a vossa permissão, deixo a minha ordem de preferências:
    1 - Joana
    2 - Margarida
    3 - Marta
    4 - Rita
    5 - Mercedes
    6 - Francisca

    e boa sorte!!!

     
  • At 15:27, Blogger Margarida said…

    Olá

    Pela 1ª. vez vou meter o bedelho, em baixo tens os vários significados dos nomes que escolheram.
    Acho realmente que por vezes não é só a nossa opinião que conta, temos que pensar nelas..quando crescerem, mas se gostam não mudem pelas opiniões alheias.
    Claro que a minha escolha é Margarida, mas também gosto de Marta,Catarina, Teresa, Luisa...
    Boa sorte para vocês e tudo de bom.

    Margarida: Em grego significa pérola. É bela e alegre como a flor com o seu nome. É dinâmica e prática, gosta de organizar e planear as coisas. Toma sempre a iniciativa e luta para alcançar os seus objectivos, quer sejam fáceis ou difíceis de alcançar. Emotiva, sentimental e apaixonada.

    Marta: Significa "dona de casa". Indica certa inclinação à calma nos momentos mais difíceis da vida. É próprio de pessoas que se preocupam em estabelecer boas relações com os seus vizinhos e conhecidos. Do aramaico "senhora".

    Francisca: Carácter firme e audaz

    Rita:Diminutivo de Margaret, ou do italiano Margherita (Margarida). Faz alusão a determinadas atitudes relacionadas com a tenacidade e com a força de vontade. É próprio de pessoas que se sacrificam ao extremo quando estão convictas de que há uma razão para isso. Do italiano "forma popular de Margarida".

    Joana: Significa "Deus é cheio de bençãos". Gosta de reconhecimento social, apesar de reconhecer que a sociedade é demasiado preconceituosa. Tem um temperamento muito original, uma língua afiada e uma personalidade um pouco instável. tem, no entanto, o seu círculo de amigos que gosta de ver crescer.

    Mercedes: Espanhol (Mercês)- Graças.

     
  • At 02:19, Anonymous Anónimo said…

    Olá
    Eu tambem acho que Joana combina bem com Madalena... E já agora tambem gosto da sugestão da vossa filha, Lua... também é diferente!!!
    Beijos

     
  • At 09:55, Anonymous Anónimo said…

    da outra vez não disse nada sobre Mercedes. fixei-me as sugestões e o post já in longo.

    agora posso opinar!

    gosto. gosto muito. sem esforço, sem pensar repetidamente no nome e dizê-lo baixinho a ver se encaixa como tenho de fazer com tantos outros.

    como é que eu imagino a Mercedes?

    doce e alegre. imagino uma personalidade feita de traços bem vincados, bem definidos, alguem que vai sempre saber o que quer, mesmo que o que queira seja um erro. alguém com a ambição de lutar pelos sonhos que idealiza, com alguma dificuldade em desistir, mas com a sensibilidade para reconhecer que o caminho nao foi bem escolhido e recomeçar. é mais ou menos assim que eu imagino a Mercedes. e linda, muito linda.

    quanto ao "cartão de visita" eu prefiro ver as coisas pelo lado positivo: é um nome muito pouco comum e normalmente, quando é assim, dá azo a comentários do tipo "(sorriso) que giro!" no caso das criancinhas rebeldes, não há que ter preocupações, eu chamo-me ana e levava com o banana.

    olha, por mim, está escolhido, é o que é! (como se eu tivesse alguma coisa a ver com o assunto)

     
  • At 11:38, Blogger Jolie said…

    Pois agora tenho mesmo que comentar :p

    O meu voto só podia ser mesmo na Joana...

    :))

    Beijinhos

     
  • At 13:42, Anonymous Anónimo said…

    Ola

    Olha em relação a minha pequenina, eu e a minha esposa tambem andamos um pouco indecisos ainda por cima por que eu queria Mafalda e ela queria Beatriz.hehehehe
    Resolvemos facil nem ficou um nem outro decidimos por Rafaela.
    Mas deixo te aqui a sugestoes que tinha colocado no Blog.
    Beatriz, Sofia, Daniela e Mafalda
    Beijinhos

     
  • At 22:25, Blogger Gui said…

    Olá

    Visito este blog há algum tempo, por intermedio da 1ªestrelita. Como tal vim aqui ansiosa no dia em que se saberi o sexo do bebé, vim aqui ansiosa para ver as reacções e venho agora aqui ansiosa para ver o nome escolhido. Confesso que quando me deparei com o nome Mercedes, a minha primeira reacção foi torcer o nariz. Não é um nome que eu daria a uma filha minha, mas não sei explicar porquê, acho que é o nome mais indicado para a vossa. Parece haver mesmo o nome ideal.
    Acho qu é um nome com muita personalidade e acho que pensar já que ela vai ser gozada e por isso menos feliz é ir lone demais. Senão reparem, chamo-me Ana Margarida, de pequena fiquei conhecida por GuiGui. No ATL chamavam-me GuiGui Xixi aquelas meninas que não gostavam de mim. Nunca fui infeliz, na altura não gostava mas ultrapassei. A Rita era chamada de batata frita, a Isabel comia papel e Luis tirava caca do nariz. Hoje tenho quase 20 anos e vim estudar para espanha. O meu nome aqui é diferente, onde Mercedes sim, é um nome comum, carinhosamente diminuido a Merche. Já aqui houve confusões com o meu nome, e afinal sou só Ana Margarida. Todo este tstamente para dizer que o facto de o nome ser mais ou menos comum, ou até efectivamente ter o nome um carro, não é motivo para ser excluido. Até porque todo o nome comum pode ser catalogado de um dia para o outro, não fossem todos os Adrianos chamados de Macacos depois do Big show sic. Portanto não se influenciem pela estranheza do nome, a familia em breve se habitua, e a vossa menina, bem disposta como vai ser, quando lhe disserem alguma coisa relativamente ao nome pode sempre responder "Ao menos tenho o nome de um carro fixerrimo! Antes Mercedes do que seat"

    O meu voto vai portanto para MERCEDES!!

    beijinho para voces e para a linda Madalena e desculpem a maçada deste enorme comment

     
  • At 11:07, Blogger Unknown said…

    Margarida é um nome lindo!!!

    beijos

    isa e pedrocas

     
  • At 23:37, Anonymous Anónimo said…

    eu, que não fui para aqui chamada, voto em Mercedes... vocês é que têm que gostar do nome, não é a tia, a prima, o vizinho nem o colega.
    é um facto que os miúdos são cruéis, mas o máximo onde os imagino a chegar é à frase " A Mercedes Benze..."... o que não é assim tão mau.
    é um nome diferente, original e bonito.
    eu chamo-me Lénia. imaginam a quantidade de alarviades com que tive que lidar, pela vida fora, à conta deste nome? rima com hérnia, com ténia, é parecido com lêndea... pois. mas o meu nome é horroroso. Mercedes é lindo...

    no limite, sigam o que o vosso coração vos diz... até porque os outros nomes também dão para gozar:
    - Joana-banana
    - Rita-catita
    - francisca-patanisca
    - e por aí fora...

    beijinhos e felicidades!

     
  • At 16:33, Blogger lénia rufino said…

    João... obrigada pela "trabalheira" que foi meter um "t" no comentário anterior! De facto, faz toda a diferença!!

    Beijinhos!

     
  • At 19:43, Blogger Moonlight said…

    Ola. Bem, pa começar digo ja que Rita é um nome lindo (nao por ser o meu), mas porque é lindo mesmo. Joana tambem é giro. Vou voltar cá mais veses tambem para ver se ja escolheram o nome a para saber novidades. Beijihos e se quiseres passa pelo meu.

     
  • At 20:10, Blogger Gui said…

    Olá

    Obrigada por passares pelo meu blog. efectivamente é aquele mas agora fiz um novo sobre os meus primitos e o meu irmão, influenciada por tanto babyblog que eu tanto gosto de ler. Mesmo por causa disso, eu que sempre ponderei apenas pediatria como especialidade agora pondero também obstetricia.
    E a Mercedes? Ainda não foi aprovado? Vá eu estou ansiosa por saber, aliás já não a imagino com outro nome:P

    espero que esteja tudo bem convosco e com a pequena linda Madalena também.

    Beijinho para os 4

     
  • At 20:38, Blogger Inês said…

    Eu que sou Inês :) gosto muito de Sara que por sinal significa princesa, não era a uma que querem pôr um nome? :)
    Da vossa lista também gosto muito de Rita, se tiver uma filhota acho que esse será a opção n.º 2 para o nome dela.
    E uma margarida é sempre uma flôr, também acho muito bonito.
    Imagino que não seja tarefa fácil. Escolham o que o vosso coração ditar, ou escrevam os nomes num papelinho, baralhem e peçam à Madalena para tirar à sorte. :) Boa sorte.

     
  • At 00:28, Blogger Repolha said…

    Então???? Então? Então???? A lista continua a mesma... :)

     
  • At 20:43, Blogger PM said…

    Como muita gente ja o disse... muitos (a maior parte) dos nomes dá para fazer brincadeiras, rimas e piadinhas!!!
    Acho que não devem ir por ai... Se vos ajuda em alguma coisa, gosto muito de nomes antigos, e Mercedes é um nome antigo, lembro-me bem de uma amiga da minha avo, a Mercedes!!!
    É sem duvida um nome diferente, mas eu assim o prefiro tambem!! O nome da minha 1ª filha será o nome da minha avo, um nome tb pouco comum hoje em dia, mas é o nome que eu gosto e como é pouco (muito!!!) comum... melhor ainda!!!
    Estou farta de modas... mas isso cada um sabe de si!!!
    Em relação aos outros nomes... gosto muito de Joana, e de Francisca também!!!
    Boa sorte na escolha!!!!
    Beijocas ENORMES

    P.S. Gostei muito tambem da escolha da Madalena!!! Lua é diferente também e bonito!!!

     
  • At 22:57, Blogger X said…

    Depois de ler estes posts... deixa-me lá lançar de novo a confusão ;)

    E porque não outra Bárbara em casa?

    Se bem que Mercedes é muito bonito também. Detesto nomes vulgares e qualquer um dos três é diferente e não alinha em modas ;)

    Mas olha que outra Bárbara em casa ia ser firo, não? ;)

     

Enviar um comentário

<< Home