uma nova estrela

primeira estrela que eu vejo, peço um desejo!...

Lilypie 1st Birthday Ticker

10.4.06

nomes, nomes e mais nomes

Ajuda precisa-se!

Claro que está que a nossa nova estrela é mesmo uma estrela e não um cometa, eis que temos de escolher o NOME a dar à nossa princesa mais pequenina.

Já, já perguntámos à Madalena, mais que uma vez, mas como a primeira hipótese respondida foi 'Lua', desistimos de a levar a sério. Para além disso ela continua ocupadíssima a cuidar do Nuno e do João (os seus filhotes), e ainda desconfia que está grávida (de novo!!), desta vez de uma menina, claro!

Mas voltando à questão dos nomes... desde SEMPRE que a Bárbara disse que queria que os filhos se chamassem Madalena e Francisco. Detesto Franscisco!

Quando engravidou da Madalena, inicialmente pensou que fosse um rapaz (será sempre assim?), e quando soubemos que era uma rapariga, ela queria porque queria que se chamasse Mercedes. Sim, Mercedes, como o carro. Confesso que no início me custou muito a aceitar, dizia sempre que não. Até a médica dizia que não! A certa altura, comecei a gostar do nome. Apesar de diferente, soa-me bem. O único receio que tenho é o primeiro contacto que ela terá por parte das outras pessoas, a vida inteira. Porque é de facto um nome pouco comum... Já viram que este continua a fazer parte da lista, certo?
Mas voltando à Madalena, a certa altura a Mercedes virou Madalena. Eu gostava de Matilde, mas a esta altura não a consigo imaginar com outro nome, e para além disso, Matilde tornou-se mais comum. Em cento e tal crianças no colégio, ela é a única Madalena, e isso agrada-nos (embora seja um nome absolutamente normal).

O que procuramos é um nome DOCE, FORTE, de preferência COMPRIDO. Pessoalmente fujo dos nomes que podem dar aso a piadas, rimas, e outras coisas assim - as crianças conseguem ser terríveis! Mas isso já é paranóia minha.

Se fosse rapaz, pela mãe tinha de ser Manel (Manuel, na realidade). Por mim seria Miguel.

A primeira hipótese da mãe foi Maria, se fosse rapariga. Depois de sabermos, voltou a pensar em Mercedes, depois em Francisca.

Eu continuo a gostar de Matilde, embora ache que se tornou um pouco comum. Mercedes?... Fico sempre na dúvida por causa do carro. Vai sempre haver essa comparação, essa graça. E se a Mercedes não for assim um doce, assim bonita como a Madalena? É que não é um nome fácil, certo? Mas confesso que é aquele que imagino melhor (reparem como escrevo sobre ele)! E os familiares, os amigos, vão rapidamente habituar-se, o pior é mesmo aquele primeiro impacto. Gosto também de Margarida, Rita, Marta. Talvez aceitasse Laura, Luísa ou Alice.

Acho que é tudo.

Agora votem! Embora não sirva para nada, pois estamos mesmo confusos, e para além do mais a decisão acaba por ser mesmo só nossa. Mas saber o que as outras pessoas pensam, TODAS, conhecidas ou não, é importante, neste momento! Dêm a vossa opinião, comentem as nossas escolhas, é a melhor maneira de antevermos a nossa escolha.

Para refrescar a memória, todos os nomes que pelo menos um de nós gosta:
Mercedes, Francisca, Maria, Matilde, Rita, Margarida, Marta, Laura, Luísa, Alice.

22 Comments:

  • At 17:31, Anonymous Anónimo said…

    =)

    uma vez que Madalena é o nome que eu e a minha cara-metade escolhemos (sim, já escolhemos) para o nossa filhota - quando a tivermos e se a tivermos, claro - vou dar-te a minha segunda opção, caso tenha outra rapariga: Eduarda.

    quanto às sugestões que deste aqui, hummm... gosto muito de Margarida (gosto muito de nomes começados por "M", vá lá saber-se porquê!), gosto de Maria (mas também já é muito comum, caso este seja um critério de desempate. Cecilia, para fugir aos "M's" e Sofia, ainda na mesma onda. hehe!

    pronto, estou a abusar e já chega.

    seja o que for que escolherem vai ser bem escolhido, com toda a certeza e vai ser o melhor! ;)

    beijinhos!

     
  • At 18:06, Anonymous Anónimo said…

    Eu dou grande importância à escolha do nome. Para mim um nome diz muito da personalidade da pessoa que o usa (embora lhe seja atribuído ainda na barriga da mãe). Quando pensei num nome para menina o primeiro ponto que decidi foi o de não existir no momento ninguém na família com o mesmo nome (não sou apologista de dar o nome de pessoas da família só para homenagear pois para mim cada pessoa é única por si só, e muito menos de pessoas de família que já tenham morrido). Depois decidi que não poderia ser um nome muito batido no momento (quando eu nasci foi a altura das Carlas e na escola eramos sempre n Carlas). Também gosto de nomes grandes e por isso fiz uma selecção dos que interessavam. Na altura fiquei com 3 nomes (Alexandra, Madalena, Gabriela) que se englobavam nos parâmetros. Resolvi conhecer o significado desses nomes e acabei por me decidir por Alexandra. Como o pai também sempre gostou desse nome foi o escolhido.
    Relativamente ao nome Mercedes, a mim, antes de me lembrar da marca de automóvel soou-me sim a latino, espanhol. Mercedes se pronunciado na sua origem lembra uma mulher sensual e misteriosa. Fui ver o seu significado e dizia:Mercedes – É um nome que deriva do Latim e significa “a que liberta da escravatura, a que dá dádivas”.
    Só vocês saberão e sentirão qual o nome que melhor combinará com ela.

     
  • At 22:24, Blogger Caracoleta said…

    Olá!
    Acho que é a primeira vez que passo por aqui. Mesmo assim acho que posso dar a minha opinião.
    Para além do nome sda minha filha que adoro (Isabella) gosto também de Joana mas nenhum destes está na lista. Dos nomes listados gosto de Maria e Alice.
    Não escolheria o nome Mercedes porque acho que seria motivo de piadas e isso é sempre complicado sobretudo se a vossa menina for timida. Esse nome não vai ajudar nada a ultrapassar a timidez.
    Beijinhos,
    Susana

     
  • At 23:40, Anonymous Anónimo said…

    Se o meu José Afonso tivesse sido uma menina,os nomes de eleição eram EVA,MATILDE E BÁRBARA...
    Mercedes...não me soa lá muito bem...Mas acho que é uma decisão que só cabe a vocês tomar.

    Beijokas e tudo a correr bem

     
  • At 09:53, Blogger Andrêa said…

    Eu gosto muito de Madalena, será o nome que porei a uma filha se a tiver um dia. Também gosto de Matilde e acho piada duas irmãs terem nomes começados pela mesma letra. Marta também é engraçado. Pessoalmente não gosto muito de Mercedes. Mas também gosto bastante de Francisca, de Carolina e de Caetana.
    Boa sorte!

     
  • At 10:52, Anonymous Anónimo said…

    A escolha do nome é tão pessoal...
    Nós optámos por Carlota para a nossa filha e, na altura, não foi uma escolha consensual na família, mas azar o deles!
    "Que nome antigo", "só falta juntar-lhe Joaquina!" e outros comentários do género passaram-nos ao lado.
    Se Mercedes é a vossa escolha, seja! Quando crescer olharão para ela, como agora olham para a Madalena, e terão a certeza que não poderia ter tido outro nome.

     
  • At 13:04, Blogger Rita said…

    Matilde ou Margarida!
    Se eu tiver mais uma menina gostava que fosse um destes dois ou então Joana ou Inês. Mas adorava ter uma Matilde!
    Beijinhos

     
  • At 13:05, Blogger Rita said…

    Matilde!

     
  • At 13:39, Anonymous Anónimo said…

    Bom, gosto dos nomes quase todos da lista, excepto Laura e Mercedes. A minha ladybug andou uns tempos a chamar-se Margarida, até que me passou algo pela cabeça e decidi trocar por Joana. Francisca adoro mas tornou-se no nome da moda!! Conheço duas bebes nascidas este ano com esse nome!!maria adoro! matilde adoro! Rita é um nome forte apesar de pequeno. Marta acho uma ternura! Luísa acho um nome bonito e forte. Alice surgiu na lista de nomes da minha prima e fiquei a gostar mto deste nome! Tem um som suave e meigo! Mas em relação ao nome sugerido pala Madalena, olha que Lua não é um mau nome. Eu conheço uma Lua linda, linda, linda!!! da vossa lista, se quiserem um nome não muito comum, devem optar por Mercedes, Laura, luísa e Alice. Os outros já são mais usados nos dias que correm. Mas a questão do nome é sempre dificil!! E vocês já sabem disso!!!!
    Boa sorte! E beijos muito, muito grandes

     
  • At 14:33, Blogger XanaA. said…

    Gosto muito de Margarida. E deixo duas sugestões: Mariana e Constança. :)

    Bjs

     
  • At 16:35, Blogger Filipa said…

    que engraçado, eu também estava fixada nos M...

    Matilde, Margarida, Mafalda, Maria, Madalena...

    Por isso, para nova princesa, aqui vai o meu voto: Margarida!

     
  • At 22:24, Blogger Mamã said…

    Oi!
    Gosto de Maria e Matilde.

    Bjs

     
  • At 12:07, Blogger Susie said…

    Eu não vou opinar. Até porque me pareceu há uns dias que a escolha seria entre Mercedes e Francisca...e na altura já dei a minha opinião.
    A escolha de um nome é sem dúvida importante e deve ser ponderada pelos dois, com cuidado e tantando pensar em tudo. Por muito bonito que nos pareça determinado nome às vezes não passa de um acto egoísta colocá-lo a um filho sabendo que vai dar azo a piadas pela vida fora. Acho que ninguém vive bem com o facto de ver um filho sentir-se excluído pelo facto de ter um nome estranho (e sim as crianças podem sentir-se excluídas por um motivo desses...).
    Espero que me entendas ;-)

     
  • At 13:37, Blogger . said…

    Identifico-me muito com esta indecisão porque também me foi muito difícil escolher o nome da Filipa. E se tiver outra, sei que vai ser um drama porque detesto tudo o que é nome da moda e detesto tudo o que é nome esquisito. Gosto dos nomes normais, simples, do "nosso" tempo, sem betices nem novos-riquismos.

    Na verdade gosto muito pouco de nomes de menina. Não estou a ajudar muito pois não? Desculpa a frontalidade mas Mercedes, definitivamente, é nome de carro e a miúda vai ser gozada a vida toda. Se não gostas de trocadilhos, chama-lhe outra coisa qualquer... até te empresto um livro que tem muitos :-)

    Boa escolha!
    Bjs

     
  • At 13:21, Blogger Repolha said…

    Mais uma amante dos M's... Mas tb sou suspeita... Adoro Matilde, mas como é o nome da minha mãe decidi não dar esse nome à minha filha (gosto de cada um com o seu muito seu), mas Matilde "é uma guerreira cheia de energia". Margarida "antes de ser flor era uma pérola" e é muito pragmática, tens ainda a versão espanhola que gosto mais (Margarita) ou a provençal (Magali).
    Marta não sei bem porquê é um nome que que agrada muito (talvez pelas Martas que conheci) - "senhora" ou "mulher".
    Mercedes também vem do espanhol como a Margarita e significa "dar graças". Não me soa bem, mas isso é ao meu ouvido que não tem nada a ver com esta decisão LOL.
    Beijinhos
    PS: Por que não a sugestão da Madalena? Lua é um nome muito bonito...

     
  • At 15:06, Blogger morgy said…

    eu voto em marta e laura, e já agora acrescento lúcia e sílvia

     
  • At 16:44, Anonymous Anónimo said…

    Eu voto em Mercedes...soa bem, não soa nada a carro, soa a espanhol, a uma rapariga única e inconfundível (o nome não é usual cá na nossa terra). Mas tb gosto de Margarida, esse sim, um nome (para mim) doce, que se associa a algo de fofo e cheio de candura. Francisca, pelo menos cá no Norte, é uma constante, todas as meninas são Franciscas, Marias,Carlotas, Ritas, Beatrizes e (agora)Beneditas...mas é só (mais) uma opinião!

     
  • At 17:51, Anonymous Anónimo said…

    Sugiro estes nomes:
    Alice, Carolina, Francisca, Helena, Íris, Luísa, Margarida, Mafalda, Mariana, Marta, Petra, Rita, Raquel, Sofia (esta seria a minha primeira escolha), Teresa, Vera (é um nome forte, não muito comum e tem um significado lindo).
    Maria acho muito comum. Lua, ou Luana acho fora do vulgar, porque não? ;)

    Beijinhos

     
  • At 02:51, Anonymous Anónimo said…

    Mercedes, Francisca, Maria, Matilde, Rita, Margarida, Marta, Laura, Luísa, Alice.

    Mercedes não! É horrível e vai ter sempre de levar com a tal coisa do carro...
    Eu voto em Rita e Laura.

     
  • At 15:45, Anonymous Anónimo said…

    pessoalmente não gosto muito de mercedes.. sei la é estranho.. ainda se fosse porsche... estou a brincar.. Acho o nome LARA muito bonito por isso dou esta sugestão.. também, como disseram que queriam um nome comprido adoro SUSANA.. a decisão e vossa acho o nome LARA muito doce e SUSANA forte!! porque não um destes??

     
  • At 01:34, Anonymous Anónimo said…

    e porque nao estrela? =D

    eu gosto de matilde , mafalda , sofia , mas adoro monica e cristina.
    espero nao atrapalhar mais =D

     
  • At 12:21, Blogger Unknown said…

    Que tal Leonor,sei que não estava na lista, mas soa-me bem.É nome de rainha,e porque não, uma princesa que mais tarde rainha!
    Mas, a decisão final só a vocês pertence e tenho a certeza de ser a mais acertada. O que faz a diferença é o amor, que estou certa de lho irem dar e não um nome

    FELICIDADES

     

Enviar um comentário

<< Home