uma nova estrela

primeira estrela que eu vejo, peço um desejo!...

Lilypie 1st Birthday Ticker

19.12.05

à espera...

Continuamos sem certezas nenhumas!
Ou com algumas certezas, mas com algumas dúvidas... Isto porque há dias, aquelas dorezitas persistiam, e a minha mulher decidiu ligar à médica. Esta disse-lhe para ir naquele mesmo dia ao hospital. Ela não estava de serviço, mas poderia ser uma gravidez ectópica ou algo assim, e ser necessária uma intervenção urgente.Mesmo com frio, e porque não queríamos ainda dizer nada a ninguém, fomos os três para o hospital. Análises ao sangue, verificar a gravidez, aguardar as análises...

(...)

Como os resultados tardavam, vim para casa com a pequenita, para lhe dar o jantar. Depois voltei para buscar a mãe. Estava tudo bem, mas o troglodita que a atendeu disse qualquer coisa como: "- Embrião? Não vejo aí nenhum embrião!" - enquanto a médica assistente verificava o estado da gravidez. Ela disse que mostrava apenas um saco gestacional com uma vesícula...

Nós que não percebemos nada do assunto ficamos a pensar que estaria alguma coisa errada com esta gravidez. Mas ao mesmo tempo pensei que se estivesse de facto algo mal, os médicos não a teriam deixado sair assim. A médica disse-lhe que entre as 5 e as 6 semanas pode ainda não se ver nada em concreto, nem ouvir o coração bater. Esse batimento que tanto esperávamos.

No entanto, nada justificava o médico ter uma resposta tão brusca. É verdade que os médicos nas urgências têm quase sempre imenso que fazer, e se calhar algumas coisas bem graves. É certo que não era nada de grave, mas até tivemos o cuidado de ligar à médica antes de ir para uma urgência. E até fui eu que insisti para o fazermos, e quem me conhece sabe que não sou nada alarmista nem dramático nestas coisas! Seja como for, o médico podia ter a sensibilidade de pensar que aquela futura mãe até podia querer muito aquele bebé, e a forma como ele agiu deu a entender que ela não tinha ali nada. Não me parece muito adequado.

Prova-se que, também ali, como em tantas outras profissões e lugares, há aqueles que fazem o que fazem por gosto e vocação... e há os outros. Este era um dos outros. Nem todos os médicos do Hospital Garcia de Horta são profissionais sensíveis e dedicados.

Apesar de tudo a médica que o acompanhava disse que sim, se ela sentisse mais dores, devia voltar lá, sem hesitações. O outro disse só que era normal haver dores durante o primeiro trimestre, o que também já sabíamos. Só não sei é quando é que essas dores são normais, e a partir de quando é que podem significar uma gravidez que não está bem, um descolamento de placenta, um aborto... etc.

Ultrapassada esta situação fui investigar na internet e verifiquei que entre as 5 e as 6 semanas é de facto possível ainda não encontrar batimento cardíaco. Existe apenas o tal 'saco gestacional' com a chamada 'vesícula vitelina'... penso que é isto. A partir das 6 semanas sim, já é normal encontrar batimento cardíaco.

Ligamos à médica, como combinado, a dizer o resultado da nossa ida ao hospital. Ela disse então para combinarmos com ela uma nova visita ao hospital, desta vez com ela de serviço, para uma nova ecografia. Mas preferiu aguardar um pouco mais, para não restarem dúvidas. Ligámos-lhe na passada 5ª feira, mas ela só está de banco na próxima 4ª feira, dia 21.

Se se confirmar, estarão decorridas quase 9 semanas!Entretanto a mamã continua magrinha, elegante, com algumas dores por vezes, e com um apetite voraz. Sem mais sintomas. Só alguma ansiedade... por estes lados!

Será que vamos ter um presente de Natal antecipado para contar a toda a gente?